Myspace....................Fotolog....................Youtube....................Last FM

16.11.09

OS CEGOS Juízes das cores [Voltaire...]

[Voltaire, em “O Filósofo Ignorante”]


Nos começos da fundação dos Quinze-Vingts, sabe-se que eles eram todos iguais e que os seus pequenos negócios se decidiam na pluralidade das vozes. Distinguiam perfeitamente, pelo tato, entre a moeda de cobre e a de prata; nenhum deles jamais bebeu vinho de Brie por vinho de Borgonha. Seu olfato era mais fino que o de seus vizinhos que tinham dois olhos. Raciocinavam perfeitamente sobre os quatro sentidos, isto é, conheciam eles tudo o que é permitido saber a tal respeito; e viveram pacíficos e afortunados tanto quanto Quinze-Vingts podem sê-lo. Infelizmente um de seus professores pretendeu ter noções claras sobre o sentido da visão; ele se fez escutar, intrigou, formou entusiastas: enfim, reconheceram-no como chefe da comunidade. Pôs-se a julgar soberanamente as cores, e tudo se perdeu.
Esse primeiro ditador dois Quinze-Vingts formou a princípio um pequeno conselho com o qual se tornou o senhor de todas as caridades. Por esse meio ninguém ousou resistir-lhe. Decidiu que todos os hábitos dos Quinze-Vingts eram brancos: os cegos acreditaram; não falavam senão de seus belos hábitos brancos, conquanto não houvesse um só dessa cor. Todo mundo zombou deles, e eles foram queixar-se ao ditador, que os recebeu muito mal; tratou-os de inovadores, de espíritos fortes, de rebeldes, que se deixavam seduzir pelas opiniões errôneas dos que tinham olhos e que ousavam duvidar da infalibilidade de seu senhor. Essa querela formou dois partidos. Para apaziguá-los, o ditador promulgou um decreto pelo qual todos os seus hábitos eram vermelhos. Não havia um só hábito vermelho nos Quinze-Vingts. Zombaram deles mais do que nunca: novas queixas da parte da comunidade. O ditador ficou furioso, os outros cegos também: por muito tempo se combateu, e a concórdia só se restabeleceu quando foi permitido a todos os Quinze-Vingts suspender o seu juízo sobre a cor de seus hábitos.

Um surdo, ao ler esta historieta, confessou que os cegos tinham errado ao julgar as cores; mas manteve-se firme na opinião de que cabe unicamente aos surdos julgar a música.


PS: Agradecimentos a Camila 'Lorelei' pela ótima indicação...

. . .

0 comentários: